Pr. Rilson MotaPr. Rilson Mota

Meditação sobre o Salmo 8

Meditação sobre o Salmo 8

Salmo 8:1-9 1. Ó Senhor, Senhor nosso, quão admirável é o teu nome em toda a terra, pois puseste a tua glória sobre os céus! 2. Da boca das crianças e dos que mamam tu suscitaste força, por causa dos teus adversários, para fazer calar o inimigo e vingativo. 3. Quando vejo os teus céus, obra dos teus dedos, a lua e as estrelas que preparaste; 4. Que é o homem mortal para que te lembres dele? E o filho do homem, para que o visites? 5. Pois pouco menor o fizeste do que os anjos, e de glória e de honra o coroaste. 6. Fazes com que ele tenha domínio sobre as obras das tuas mãos; tudo puseste debaixo de seus pés: 7. Todas as ovelhas e bois, assim como os animais do campo, 8. As aves do céu, e os peixes do mar, e tudo o que passa pelas veredas dos mares. 9. Ó Senhor, Senhor nosso, quão admirável é o teu nome sobre toda a terra!

Reflexão:

O Salmo 8 é uma expressão de louvor e admiração pela majestade de Deus e pelo lugar especial que Ele concedeu ao ser humano na criação. Davi reflete sobre a grandeza de Deus revelada na criação e a dignidade concedida à humanidade.

Aplicação Pessoal:

  1. Admirar a Majestade de Deus: O salmo começa e termina exaltando o nome de Deus como admirável em toda a terra. Devemos cultivar um coração de adoração e admiração pela grandeza de Deus, reconhecendo Sua majestade e glória em toda a criação.
  2. Reconhecer a Soberania de Deus: Davi contempla os céus, a lua e as estrelas como obra dos dedos de Deus. Ao olharmos para a vastidão e a beleza do universo, somos lembrados da soberania e do poder de Deus como Criador de todas as coisas.
  3. Humildade e Gratidão: Davi se pergunta: “Que é o homem mortal para que te lembres dele?” Essa reflexão nos leva a uma postura de humildade e gratidão, reconhecendo que, apesar de nossa pequenez, Deus se importa conosco e nos visita com Sua graça e amor.
  4. Dignidade Humana: Deus fez o ser humano um pouco menor que os anjos e o coroou de glória e honra. Devemos valorizar a dignidade que Deus nos deu, vivendo de maneira que reflita essa honra e glória, cuidando de nós mesmos e dos outros com respeito e amor.
  5. Responsabilidade na Criação: Deus deu ao ser humano domínio sobre as obras de Suas mãos, colocando todas as coisas sob seus pés. Isso nos chama a uma responsabilidade de cuidar da criação, administrando com sabedoria e respeito todos os recursos que Deus nos confiou.
  6. Louvor e Adoração: A repetição da exaltação do nome de Deus no início e no final do salmo nos lembra da importância do louvor contínuo. Devemos manter uma atitude de adoração constante, reconhecendo a grandeza de Deus em todas as áreas de nossa vida.

Oração:

“Ó Senhor, nosso Deus, quão admirável é o Teu nome em toda a terra! Contemplamos a obra dos Teus dedos, a lua e as estrelas, e nos maravilhamos com Tua grandeza. Quem somos nós para que Te lembres de nós? Agradecemos por nos coroar de glória e honra e por nos dar responsabilidade sobre Tua criação. Ajuda-nos a viver com humildade, gratidão e responsabilidade, refletindo Tua dignidade em nossas ações. Que nosso louvor e adoração a Ti sejam constantes, reconhecendo Tua majestade em todas as coisas. Em nome de Jesus, amém.”

Pr. Rilson Mota

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Press ESC to close